Hoje, 03 de abril, descomemoramos mais um mês sem respostas da Pró-Reitoria de Ensino e da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas do IFS. Essa situação se arrasta desde a última reunião com a Diretoria Executiva do Sinasefe Sergipe, realizada em 03 de dezembro de 2024, na qual foram reivindicadas respostas sobre temas essenciais para os servidores.
Ao final da reunião, após a discussão dos pontos que apresentaremos a seguir, representantes da nossa entidade questionaram sobre quando poderiam esperar um retorno concreto. O pró-reitor Carlos Júnior informou que uma reunião com a reitora e os demais pró-reitores seria realizada em breve, pois alguns temas só poderiam ser definidos por ela. E assim se passaram quatro meses...
Segue a explanação dos pontos tratados na reunião de 03 de dezembro:
▪️1) Comprometimento em realizar uma consulta aos docentes antes de decidir sobre alocar as férias no período de recesso de final do ano, para o calendário de 2025 (após o consenso de que não seria mais possível alterar o calendário de 2024);
▪️2) Comprometimento em não fragmentar mais as férias em quatro parcelas, impossibilitando que os docentes planejem suas férias com segurança.
▪️3) Comprometimento em estabelecer mais transparência na remoção de docentes, com a criação de comissão para definição de critérios de remoção, incluindo a comunidade escolar na discussão desses critérios.
▪️4) Comprometimento da PROGEP em discutir com os docentes, nos campi, os novos critérios da progressão docente, para esclarecer e acatar sugestões de alterações para implementação em 2026.
▪️5) Comprometimento da PROGEP na elaboração de uma normativa para se adequar à lei 11.443/2023, que dispõe sobre cotas em cargos comissionados, inclusive com a realização de um censo interno entre os servidores.
▪️6) Comprometimento na reativação imediata da comissão de reformulação da RAD para contemplar as diversas atividades docentes. Embora saibamos que está em discussão no MEC uma nova portaria, entendemos que não é viável aguardar a sua publicação, pois é possível que o tempo fique exíguo para uma ampla consulta à comunidade. As principais questões com necessidade de discussão são: criação de carga horária para elaboração de PEI de alunos/as acompanhados/as pelo NAPNE; estabelecimento de hora-aula de uma hora para ser computada no PIT; critérios claros, justos e transparentes para atribuição de aulas; carga horária para representação sindical. Na reunião, a principal dificuldade alegada foi a necessidade de ajustes no sistema, que está migrando para o SUAP; no entanto, isso não impediria o início do processo de discussão.
▪️7) Necessidade de abertura imediata do processo eleitoral da CIS, já que a última vez que foi convocada, havíamos acabado de sair da pandemia e houve poucos inscritos. Foi alegado que a Reitoria consultou o MEC sobre o procedimento e não obteve resposta; no entanto, entendemos que se faz necessário convocar novas eleições.
Por fim, almejamos que o discurso de abertura de canais de comunicação por parte da Reitoria se transforme em realidade, com a inclusão do Sinasefe Sergipe em reuniões e comissões que envolvem o cotidiano de trabalho e de nossas carreiras.