Notícias
14/05/2019

Campi do IFS estão se mobilizando para o ato do dia 15



Se o Governo Bolsonaro acha que vai cortar as verbas da educação pública e ficar por isso mesmo, estudantes e trabalhadores estão avisando: vai ter luta. Durante todo o dia de ontem, 13, alunos e servidores de diversos campi do Instituto Federal de Sergipe (IFS) se reuniram em ações para fortalecer a paralisação do dia 15 de maio.

No IFS Campus São Cristóvão, alunos realizaram uma assembleia geral e contaram com a participação de servidores, entre técnicos-administrativos, professores e direção. Eles vão parar todas as atividades no dia 15 de maio.

No IFS Campus Aracaju, toda a comunidade acadêmica se reuniu para um grande abraço no campus. O ato reuniu professores, técnicos-administrativos, alunos, pais de alunos. Todos em defesa da educação pública, gratuita e de qualidade. Os campi Lagarto e Itabaiana também aderiram à paralisação

“Os institutos federais são referência em educação no Brasil e no mundo. O primeiro lugar em aprovação no ENEM é dos institutos federais. Se fosse avaliar a educação do Brasil apenas pelos institutos federais, nós seríamos o 2º lugar do mundo em leitura, 11º em ciências, 30º em matemática. São dados do PISA [Programa Internacional de Avaliação de Estudantes], que avalia o ensino no mundo”, disse Guthiêrre Araújo, coordenador geral do Sinasefe Sergipe.

“Entrar num instituto federal é a certeza de uma formação pedagógica e profissional. O índice de aprovação de alunos de IF em universidades federais é alto. Sucatear os IFs e as universidades federais é impedir que você chegue lá, é impedir que os filhos de trabalhadores tenham grandes oportunidades. Isso não pode acontecer”, disse Tânia Regina, coordenadora jurídica do Sinasefe Sergipe.

Logo mais, às 17h, acontece ato lúdico na porta do IFS Campus Aracaju, onde haverá um terminal eletrônico com uma ‘calculadora da previdência’ para as pessoas fazerem suas contas para a aposentadoria.

Toda a comunidade acadêmica do IFS está mobilizada para a paralisação do dia 15 de maio. Às 8h, acontece um café da manhã na sede do Sinasefe Sergipe, que fica em frente ao IFS Campus Aracaju. Vai ter debate, exibição de vídeos e oficina de cartazes. Às 13h, saída para a Praça General Valadão, onde haverá o grande ato do dia.

GALERIA

Gostou? Compartilhe a nossa luta!