Notícias
20/11/2020

20 de novembro - Dia da Consciência Negra



Em 28 de agosto de 1963, nos Estados Unidos, aconteceu a Marcha de Washington por Empregos e Liberdade, um dos marcos da luta pelos direitos civis da população negra americana. Neste dia, Martin Luther King proferiu seu famoso discurso, que ficou conhecido como ‘I have a dream’, em que ele dizia que, no futuro, todos seriam tratados como iguais.

Infelizmente, quase 60 anos depois e este sonho ainda está longe de se realizar. O sombrio ano de 2020 foi marcado, além da COVID-19, por crianças e adultos negros mortos pela violência institucionalizada e pelo racismo estrutural.

O genocídio da população negra cresce assustadoramente no Brasil e no mundo: o racismo mata. Segundo o Anuário Brasileiro de Segurança Pública 2020, de cada dez pessoas mortas pela polícia em 2019, oito eram negras. E, na noite de ontem, 19 de novembro, João Alberto Silveira Freitas, foi espancado até a morte por um policial militar e um segurança num supermercado em Porto Alegre (RS).

O racismo estrutural se impõe também nas empresas e instituições, revelando as marcas do racismo institucional. Relatório do portal VAGAS.com aponta que negros e negras só são maioria em posições operacionais e técnicas. A presença de negros e negras começa a cair no nível júnior e segue caindo até os cargos de médio e alto escalão. As potências negras e suas competências precisam ser reconhecidas e valorizadas.

As ações de combate ao racismo perpassam ações individuais nos espaços que ocupamos e também ações coletivas. O respeito pelas vidas negras, a luta pela existência e por direitos das negras e dos negros são responsabilidades diária de todas as pessoas na perspectiva de defesa dos direitos humanos, reconhecimento e reparação social face às desigualdades históricas.

#JustiçaPorJoãoAlberto #JustiçaPorJoãoPedro #JustiçaPorMiguel #VidasNegrasImportam #BlackLivesMatter #JusticeForGeorgeFloyd #EndSARs #EndPoliceBrutalityInNigeriaNow #SinasefeSergipe #ForaBolsonaro



 


Gostou? Compartilhe a nossa luta!